Sala Obeya, Sala de Guerra e Gestão Visual

Obeya em japonês quer dizer “sala grande”, na Toyota é o centro das atenções no desenvolvimento e controle de qualquer projeto.

Ver link: http://isoflex.com.br/toyota-faz-economia-bilionaria-com-sala-de-gestao-visual/

sala Obeya também é conhecida como sala de guerra ou centro de operações, mas não pense em nada relacionado à guerra no sentindo puro da palavra, mas sim à guerra que as empresas travam diariamente para manter sua competitividade em qualquer cenário.

batalha empresarial

A principal característica de uma sala Obeya é que os dados precisam ser visuais, todos os projetos e ideias devem ficar necessariamente descritos nas paredes e apresentar alguma lógica visual para a resolução de problemas, melhoria de ideias e acompanhamento.

sala obeya gestao visual

Um dos objetivos de uma sala de guerra de gestão visual é quebrar as barreiras entre departamentos. Muitas empresas passam por este tipo de problema, um projeto não avança porque a comunicação entre setores é complicada, burocrática e pouco eficaz. Numa sala Obeya todos se reúnem em prol de objetivos em comum, compartilham, geram ações e o projeto anda.

É importante frisar que alguns aspectos da Gestão à Vista são importantes para o sucesso de um projeto de Melhoria contínua.

O primeiro fator que salientamos é que o ser humano é visual!

Dados da academia americana de educação indicam que em 85% do tempo fazemos contato com o ambiente através de nossa visão.  Esse número expressa a importância da visão para o aprendizado e experiência humana.

O segundo item que vem sendo pesquisado é a importância da escrita para o cérebro humano. Um estudo publicado na revista científica “Trends in Neuroscience and Education” revelou que tanto crianças como adultos aumentam sua capacidade de aprendizado quando utilizam a escrita para fixar informação. O ato de escrever tem profunda importância neurológica no aprendizado, em detrimento do uso de tablets que reduzem essa capacidade de aprendizado segundo a mesma pesquisa.

(Dica  ISOFLEX: se você tem um filho em idade escolar, cuidado com tempo que ele usa um tablet ou smartphone, esses equipamentos podem dificultar o desenvolvimento do aprendizado).

Terceiro o aprendizado pela audição tem eficácia de 10%, o aprendizado somente pela visão tem eficácia de 30% e o aprendizado pela visão, audição, debate e escrita tem eficácia de 90%! Uma sala Obeya possibilita um comprometimento de 90% com os resultados do projeto, portanto não há dúvida de que é uma ferramenta muito poderosa.

Uma sala Obeya possibilita um comprometimento de 90% com os resultados do projeto, portanto não há dúvida de que é uma ferramenta muito poderosa.

 

 

Obeya-Room-schedmatic

fontes:

http://bibliotecaeseqpvz.blogspot.com.br/2010/11/aprendizagem-atraves-dos-cinco-sentidos.html

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/07/1482537-escrita-a-mao-ajuda-a-fixar-mais-dados-apontam-estudos.shtml

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,escrever-a-mao-melhora-o-processo-de-aprendizagem-aponta-estudo,668363

HUMBERTO CARLOS SANTIAGO MINGORANZE MING