Gestão à Vista x Tecnologia em tempos de crise

Durante a pandemia do COVID-19, muitas empresas estão tendo que se adaptar à novas realidades. Os planos e projetos que antes eram certos, agora estão tendo que ser revisados e a redução de gastos se enquadra no cenário atual da grande maioria.

Neste momento de recuperação é fundamental manter a empresa organizada e focada para garantir os melhores resultados e tentar suprir todo o prejuízo que foi causado nos últimos meses.

A Gestão à vista pode ser a grande aliada para provocar grandes melhoras no desempenho das empresas em tempos de crise, principalmente por dois motivos principais: É barato e tem muita efetividade.

Os produtos usados na gestão à vista são muito mais acessíveis financeiramente do que a utilização de um software por exemplo. Quando um quadro é adquirido, ele dura por muitos e muitos anos e não existe possibilidade de ele não funcionar, nem de alguém não conseguir acessá-lo ou então de cair a conexão de internet os dados ficarem indisponíveis.

A gestão à vista é uma ferramenta que ajuda todos os colaboradores da empresa a acompanhar, medir e monitorar o desempenho do trabalho de maneira simples e muito eficaz. Quando os dados ficam à vista de todos, a equipe fica integrada e motivada a manter os dados sempre atualizados e com os melhores resultados possíveis, diferente de quando ninguém está olhando, afinal como dizem, “quem não é visto não é lembrado”.

O ideal é que cada departamento tenha o seu próprio quadro, com os indicadores que competem a ele. Ele deve ser fixado em um local estratégico de fácil acesso para que todos os membros da equipe possam acompanhá-lo.

Existem quadros para todos os tipos de segmentos, mas eles também podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada um. Vamos ver alguns exemplos de quadros de gestão à vista direcionados à cada setor.

O quadro de gerenciamento diário pode ser usado, por exemplo em um departamento comercial, com ele é possível ter o controle geral do número de faturamento, pedidos, orçamentos e muito mais. Fica fácil acompanhar quedas e aumentos por exemplo, já que todos os dados estão diante dos olhos de todos.

Este quadro pode ser utilizado pelo setor de Recursos Humanos e possui vários escaninhos Isolean. Em cada um deles estão os documentos (como contratos, folha ponto e outros) de cada colaborador. Os nomes são colocados em ordem alfabética. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar a documentação de determinado funcionário. E, quando ocorre o desligamento de alguém, toda a documentação é retirada do escaninho do quadro e arquivada.

O Quadro Scrum pode ser usado pelos departamentos que não trabalham tanto com monitoramento de números, mas sim de tarefas. Nele são expostas as atividades que devem ser feitas, as que estão em processo e as que já foram realizadas. É simples, prático e útil. E as chances de algo ser esquecido são praticamente nulas. Basta escrever a ação nos cartões T.