• Isoflex
  • Noticias
  • A essência do 5S na busca por melhores resultados na sua empresa

A essência do 5S na busca por melhores resultados na sua empresa

Você sabe o que é a metodologia 5S? Provavelmente sim. É comum que muitas pessoas conheçam ou já tenham ouvido falar. Com isso, vamos relembrar a essência desta importante filosofia e até refletir se você está utilizando-a da maneira que gostaria, ou se ela já está de lado há um bom tempo. 5S é uma metodologia desenvolvida pelos japoneses, baseada em ideias muito simples para serem aplicadas no cotidiano e que trazem diversos benefícios para empresas. É uma ferramenta Lean que desenvolve a cultura da disciplina, identificando problemas e gerando oportunidades para melhorias. O nome 5S vem da nomenclatura em Japonês das palavras pilares do método. São elas:

essencia-do-5s-com-a-isoflex Fluxograma da metodologia 5S

 

SEIRI – Senso de Utilização

O senso de utilização significa usar materiais, ferramentas, documentos, e equipamentos de maneira consciente e com bom senso, onde tudo o que é desnecessário deve ser descartado. Como resultado, vem o ganho de espaço, maior facilidade para limpeza e manutenção do ambiente e também a preparação do mesmo para os demais passos do 5s. No dia a dia, pode ser aplicado mantendo no seu espaço de trabalho apenas de itens que possuem utilidade, eliminando tudo o que for desnecessário, como por exemplo: caixas com entulhos, itens quebrados e materiais que já não tem mais serventia.

SEITON – Senso de Organização

O senso de organização diz respeito ao conceito de que todas as coisas necessárias para o dia a dia de trabalho devem estar em fácil acesso e disponíveis de maneira que possam ser acessadas imediatamente. Nesse processo, itens como etiquetas, identificadores e etc. podem ser utilizados para facilitar a visualização dos objetos. Com o senso de organização, os benefícios aparecem na economia de tempo em busca de materiais usados com frequência e na facilidade para a localização de itens que são utilizados no dia a dia. Deixar os seus materiais identificados, em locais definidos e sinalizados, além dos documentos que fazem parte da sua rotina diária ao alcance das mãos são algumas atitudes que fazem parte do senso de organização. Afinal, quem não rende e produz mais quando está tudo bem organizado?

SEISO – Senso de Limpeza

O senso de limpeza define a importância de manter o ambiente de trabalho limpo, eliminando sujeira e resíduos do chão, mesas e estantes. Os benefícios observados no senso de limpeza são bem simples: um ambiente de trabalho mais agradável e melhor conservação de ferramentas e equipamentos. Este senso pode ser aplicado com pequenos detalhes, como tirar o pó da sua área de trabalho e varrer o ambiente para evitar o acúmulo de sujeira.

SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

O senso de padronização é traduzido para a utilização de padrões nos ambientes de trabalho, sejam eles de cores, formas, iluminação, localização, placas etc. Já o quesito “saúde”, diz respeito ao monitoramento de banheiros, refeitórios e ambientes de trabalho, para assegurar a ordem e prevenir problemas que possam afetar a saúde dos colaboradores. Com este senso, os benefícios observados são a facilidade para localização de objetos, melhorias nas áreas comuns e melhoria nas condições de segurança. Neste senso é quando todos os procedimentos anteriores devem ser padronizados e mantidos na empresa. As regras estabelecidas devem ser respeitadas e seguidas em toda a empresa.

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

O último senso do 5S é definido pelo conceito de autodisciplina e comprometimento pessoal dos indivíduos com todos os passos do 5S, mesmo quando não está havendo monitoramento ou vigilância dos superiores. O senso de disciplina significa entender a importância de todos os passos anteriores e realizá-los mesmo quando não há cobranças, afim de melhorar o seu papel dentro da empresa e também a sua qualidade, produtividade e segurança no
trabalho.

Agora que já sabemos, ou relembramos, o conceito que norteia tudo que é voltado ao 5S, podemos considerar colocá-los em prática na realidade do seu ambiente de trabalho e cotidiano, ou retomar o que já tinha sido implementado anteriormente ou até melhorar o que hoje já funciona para você.

Faça isso de maneira individual ou por grupos, avalie o seu processo de 5S e também avalie se as pessoas ao seu redor executam da mesma maneira. O mais interessante de fazer com que a metodologia aconteça é ver os resultados, aplicá-los significa tornar o trabalho e o local mais útil, estruturado e organizado. Para manter os colaboradores engajados e interessados no método, podem ser usadas ferramentas que estimulam e melhoram a sua prática, como quadros de gestão à vista para acompanhamento dos 5 passos.

Um dos quadros que a Isoflex produz é justamente o quadro do 5S, que serve para sinalizar o status das avaliações do 5S, integrar as equipes e melhorar a comunicação interna das empresas.

5s-quadro-2Quadro magnético personalizado Kanban do 5S da Isoflex

 

O responsável pela avaliação sinaliza o status do colaborador como bom, regular ou ruim com símbolos magnéticos, conforme os critérios estabelecidos no programa 5S da empresa. É necessário um acompanhamento diário da meta, sua realização e quanto falta para alcançá-la.

Outra ótima opção de quadro com esta finalidade é o modelo quadro flexível, produto em que a Isoflex desenvolveu para unir toda a qualidade de escrita dos quadros convencionais para um modelo mais em conta, fácil de transportar e que pode ser fixado em qualquer superfície lisa.

Quadro-Kanban-5s

Quadro flexível Moppy Flex Kanban do 5S da Isoflex

 

Já imaginou o quanto a gestão à vista pode facilitar a aplicação de todos os 5 passos?  E os benefícios alcançados vão além de um ambiente organizado e limpo, o que acontece é uma reação em cadeia positiva. A organização torna o ambiente de trabalho mais convidativo e os processos do dia a dia são facilitados, o que consequentemente aumenta a produtividade. Quando isso ocorre de forma global dentro de uma empresa, os resultados alcançados mostram uma melhora muito significativa, e por este motivo, cada vez mais o método continua sendo implantado e incorporado na cultura das instituições.

Chegou a hora de colocar a ideia e o conhecimento em prática? Conte com a Isoflex e seja prático e eficaz! Conheça todas as soluções para a prática do 5S na sua empresa, AQUI.